terça-feira, 7 de agosto de 2007

Desconectados????



Em uma matéria da Revista Veja do dia 08/08/2007, uma preocupação latente vem a tona. Como o computador está sendo usado em nossas salas de aula???
Vejo como uma preocupação do Governo Federal, informatizar todas as escolas do Brasil, mas que informatização é essa? Várias máquinas (computadores) estão sendo encaminhadas as escolas, mas o ela sozinha não faz milagres.
Precisamos muito mais, precisamos de profissionais capacitados e meios para trabalhar, além de softwares educacionais dirigidos as áreas de competência de cada disciplina.
Todos sabemos das deficiências que temos para ensinar e proporcionar um bom aproveitamento do pc, mas sempre há meios de fazer um bom trabalho mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia. Por esse motivo discordo com o MEC, quando diz que "os estudantes que usam o computador estão seis meses atrasados em relação ao que não têm acesso ao equipamento" , pois os alunos que estão sendo motivados e direcionados para a aprendizagem por meio de ferramentas computacionais educacionais estão tendo uma produtividade maior em sala de aula, creio que a pesquisa deveria ser mais abrangente, para possibilitar uma visualização do outro lado da realidade da informática Educativa no Brasil .

2 comentários:

Blog da Mary disse...

Olá, vim retribuir sua visita, estava com problemas com o provedor do Blogspot x Speedy, por isso a demora para eu responder os comentários, seu blog é muito interessante.
Abraços

Dani Käfer disse...

Olá... sou coordenadora de lab de informática. Mro em Canoas/RS e as escolas municipais não tem acesso a Internet...Não é fácil, mas temos trabalhos maravilhosos realizados... Claro que se tivessemos internet seria maravilhosos, mas temos que nos adaptar a nossa realidade e usar a criatividade para conseguirmos realizar nosso trabalho.